terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Comissão visitam condições de funcionamento do HUT



Deputado Gessivaldo Isaías em reunião com diretor do HUT
Uma comissão formada por quatro
deputados estaduais do Piauí, tendo
à frente o  do deputado Pastor
Gessilvado Isaias visitaram o Hospital
de Urgência de Teresina (HUT) nesta
 segunda-feira (16).
 Os parlamentares percorrem os
 corredores e enfermarias e
 encontraram os 289 leitos ocupados,
 além de 120 pacientes em macas
 e 40 internados em
 cadeira de rodas nos corredores do
 hospital.
Com a comprovação do caos no local, os
 parlamentares vão recorrer ao Ministério
Público Estadual.Ficou também acordado
entre os parlamentares que a Agência
 Reguladora do Estado, órgão encarregado
 de fazer a triagem desses pacientes, entre
 em funcionamento o mais rápido possível para amenizar a superlotação do HUT.
Visitas ao Hospital Universitário e Hospital Getúlio Vargas será outro procedimento
que a comissão irá adotar e em seguida será realizada uma audiência pública.

O deputado Gessivaldo Isaias (PRB) explicou que a fonte do problema será
 investigada para chegar à melhor solução possível. “As informações
que nos passam é de que existe uma Central de Atendimento que não está
 funcionando e nós vamos atrás de onde está o problema para que o
 Estado do Piauí saia do caos que se encontra no HUT”, afirmou.

Sobre a situação, o diretor do HUT Gilberto Albuquerque informou
que a superlotação do HUT ocorre paralelo à existência de quase
 400 vagas ociosas no Hospital Universitário e no Hospital
Getúlio Vargas.

“Grande parte dos pacientes que estão no HUT não precisaria estar na
 situação que se encontra.
 Eles poderiam estar ocupando uma das vagas ociosas em outros
 hospitais, que os acomodariam
 de forma satisfatória como deve ser”, disse.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O descaso do hospital de Ungência de Teresina

O deputado Gessivaldo Isaías (PRB) vai propor a formação de uma comissão de parlamentares para fazer uma visita ao Hospital de Urgências de Teresina (HUT). O objetivo é constatar a situação de precariedade e o descaso com os pacientes, que chegam a esperar até 30 dias por uma cirurgia após traumatismos nas pernas ou braços. “É desumano, aquele tratamento não pode acontecer nem com animais. Estive no HUT e vi pessoas até no banheiro esperando por uma cirurgia”, disse.

“Que me perdoe o diretor, que me perdoe o prefeito (Firmino Filho) que talvez nem saiba do que acontece no HUT. Mas, temos que fazer alguma coisa. Nós, como deputados, não podemos apenas pedir o voto no tempo da eleição prometendo saúde e educação e depois esquecer. Imagine o que é uma pessoa passar 30 dias sentindo dor e precisando de uma cirurgia e não ser atendido. É um caos”, afirmou.

Para o parlamentar, os deputados federais e senadores, além dos próprios deputados estaduais, não podem desconhecer o problema e têm que buscar uma saída. “O HUT é a porta de entrada da urgência e emergência do Piauí. Não podemos fechar os olhos, não podemos aceitar o jogo de empurra para o Hospital Getúlio Vargas ou para o Hospital da Polícia Militar. Estamos discutindo aqu


i a destinação de parte das nossas emendas para a saúde e a educação, mas só isso não resolve. É preciso uma medida de governo, mais ampla. Vi paciente no HUT que não sei se era gente ou animal”, assegurou.

Em aparte, o deputado Chico Ramos (PSB) disse que já falou várias vezes sobre a crise na saúde brasileira, mas não tem sido ouvido. “Estive recentemente na Europa e vi que a crise é mundial. Em Portugal não consegui falar com nenhum médico porque eles estavam em greve. O governo reduziu os salários e aumentou a contribuição previdenciária. Mas, aqui no Piauí a culpa não é dos médicos. A culpa é da falta de investimentos”, disse.

Chico Ramos acrescentou ainda que, no Piauí, 95% da população dependem do SUS para qualquer atendimento de saúde e apenas 5% têm plano de saúde ou podem pagar. “Diante disso, a gente constata que temos apenas um pronto socorro para atender mais de três milhões de pessoas, enquanto os 5% que têm plano de saúde ou pagam como particular têm quatro unidades privadas de atendimento de urgência”,

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Projeto de lei que dispõe sobre a realização de diagnóstico da Leishmaniose nos animais domésticos no âmbito do Estado do Piauí

Propus à mesa da Assembleia Legislativa o projeto de lei que dispõe sobre a realização de diagnóstico da Leishmaniose nos animais domésticos no âmbito do Estado do Piauí.“A pedido do órgão de proteção dos animais, PIPA, estamos sugerindo esse projeto de lei para que os donos de animais possam ter mais garantias de que seus animais estejam ou não doentes. Essa lei aprovada, irá ajudar os dois lados, os criadores e a vigilância do Zoonoses”, disse Gessivaldo.No Art. 1º do projeto de lei, fica assegurado o direito ao responsável pelo animal o número mínimo de dois exames para que seja diagnosticada a doença. Sendo que o segundo exame deverá ser feito pelo responsável do animal no prazo de 90 dias, a contar da data da primeira constatação da doença.Ou seja: o dono do animal terá a liberdade de fazer outro exame por conta própria para constatação, e caso seja comprovada a Leishmaniose, deve entregar o animal para um técnico do Zoonoses.